conteúdo do menu

Câmara Municipal de Paraíso do Tocantins

conteúdo principal
conteúdo principal

Vereador(a)

Legislatura:
Nome Parlamentar: VANDERLEY JOSÉ DE OLIVEIRA
Perfil:

BIOGRAFIA

PROFESSOR DELEY OLIVEIRA


     Deley Oliveira, um menino visionário nascido nos encantos de Minaçu, Goiás, encontrou sua paixão pela linguagem desde tenra idade. Crescendo nas raízes da cultura goiana, absorveu a rica tapeçaria de palavras que ecoavam pelos campos dessa região. Sua jornada de vida começou com o encontro de um honrado casal, seus pais, Antônio José de Oliveira e Helena Maria de Jesus, como um conto simples de um menino com um amor ardente pela literatura, mas floresceu em uma saga de dedicação e serviço à sua comunidade. Desde muito cedo, Deley demonstrou uma proeza excepcional para a comunicação. Seus talentos linguísticos se manifestaram na sala de aula, onde ele rapidamente se destacou como um estudante brilhante.

     Após concluir seus estudos na escola local, embarcou em uma jornada acadêmica em Porangatu Goiás, onde mergulhou profundamente no estudo da linguagem e da literatura. Professor Vanderley José de Oliveira, carinhosamente conhecido como Professor Deley; é Doutorando em Educação na Amazônia (Educanorte/UFT), Mestre em Letras, Literatura e Crítica Literária, graduado em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Então, a paixão de Deley pela comunicação não se limitava apenas aos livros e à academia. Assim, em 1998, após prestar concurso público, iniciou sua carreira educacional ainda no Estado de Goiás, mais precisamente na Escola Municipal Nossa Senhora da Piedade (Porantécnica), em Porangatu, com uma missão clara: usar suas habilidades para fazer a diferença na vida das pessoas ao seu redor.

     Em 2001, após concluir a graduação e ser aprovado no concurso público para professor da Educação Básica no Estado do Tocantins, juntamente com sua família, veio residir na cidade de Paraíso do Tocantins. foi efetivado professor de Língua Portuguesa na saudosa Escola Estadual Paraíso do Norte. Deley, um professor dedicado não apenas ao ensino dos princípios fundamentais da linguagem, mas também inspirou seus alunos a explorar as vastas paisagens da literatura e da expressão criativa, com sua abordagem calorosa conquistou seus alunos, deixando uma marca indelével em cada vida que tocou.

     O convite, em 2004, para atuar como assessor de currículo na Diretoria Regional de Ensino é um reconhecimento do seu trabalho e expertise na área educacional. No subsequente ano, após aprovação no concurso, 2005, inicia também, na docência na Rede Municipal de Ensino de Paraíso do Tocantins. Atendendo às necessidades da comunidade escolar, no ano de 2010, retorna à ex-escola Paraíso do Norte, atualmente Deusa Moraes, como Diretor dessa Unidade de Ensino; após um trabalho significativo socialmente e com reflexos positivos na aprendizagem dos estudantes, depara-se com mais uma provocação inerente ao ato instrutivo, ingressar no Mestrado. Dessa forma, após aprovação no mestrado em Letras, Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC-GO, aprimora seus estudos, como também, inicia na docência no Ensino Superior.

     Professor Deley, um defensor e apaixonado pelo ato de ensinar, além de sua dedicação em sala de aula, desde 2005, atua de forma voluntária ministrando aulas àqueles alunos com dificuldades ou que desejam melhorar seus rendimentos escolares. Tal ação, não demorou muito e já nascia o Projeto Social idealizado por ele, “Casa de Apoio Teórico”. Atualmente, as ideias se conectaram a outros parceiros inspiradores de sonhos, que ajudam jovens a concluírem seus estudos, entrarem em uma faculdade ou realizarem o sonho do concurso público.

     Mas o chamado de Deley para servir à sua comunidade não parava na sala de aula. Inspirado por sua profunda conexão com as pessoas e sua compreensão das necessidades locais, assim, em meados de 2016, professor Deley Oliveira, instigado pelos amigos mais próximos, decide dar o próximo passo em sua jornada de serviço público, ser Vereador na mais próspera cidade do Vale do Araguaia, fato exitoso nas eleições de 2016, comprometendo-se a ser uma voz para os cidadãos de Paraíso do Tocantins no cenário político local. Responsabilidade ainda maior, no ano de 2018, quando é eleito Presidente da Câmara de Vereadores.

     Neste mesmo contexto, como representante social e educacional, se coloca à frente na luta pelo retorno da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), à cidade de Paraíso. A pauta foi tão importante e exitosa que no dia 03 de fevereiro de 2020, na aula inaugural o Professor Deley Oliveira recepcionou os acadêmicos de “Agronegócio, Ciências Contábeis e Direito”, como primeiro Diretor do Campos Paraíso do Tocantins.

     Como vereador, trabalhou incansavelmente para promover o progresso, valorização da educação e o bem-estar desta cidade. Então, em 2020, Professor Deley coloca novamente seu nome à disposição no Legislativo Municipal, em virtude de seu caminhar, se reelege para o segundo mandato, com uma aprovação superior a 50%, em relação à primeira eleição. Neste mesmo contexto, como sempre conciliou sua vida acadêmica e política, após algumas tentativas, que serviram de base teórica, é aprovado no Doutorado em Educação na Amazônia, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

     Torna-se inconteste ressaltar que Prof. Deley, além de atuar como voluntário social, entre os anos de 2021 e 2024, propôs-se a ficar mais próximo da educação, abdicou-se de diversas coisas, com um só objetivo, instruir, incentivar, ser “elo” entre os que mais precisam e a escola, entre os ocultados e o saber, os das margens e a vida. Assim, como Vereador licenciado esteve à frente da Secretaria Municipal de Educação e Juventude no contexto mais desafiador da educação mundial, o pandêmico, em virtude da Covid-19.

     Com seu espírito resiliente, sua paixão pela linguagem e seu compromisso inabalável com o serviço público, continua a ser uma força inspiradora e catalisadora, provando que o poder das palavras pode transformar não apenas páginas, mas também vidas inteiras. Enfim, já são quase 30 anos atuando em prol de uma sociedade melhor, mais letrada, destes, 23 na querida Paraíso do Tocantins, fato que Professor Deley Oliveira ama mediar e vivenciar. Busca criar um ambiente onde todas as vozes sejam ouvidas e todas as ideias sejam consideradas na construção de um futuro próspero para Paraíso e seus habitantes.


@profdeley

Defensor e apaixonado pela educação.


Última Atualização em: 10/04/2019 13:03:43

O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.