conteúdo do menu

Câmara Municipal de Paraíso do Tocantins

conteúdo principal
conteúdo principal

Quem passou pela Feira Coberta de Paraíso nessa  terça-feira (25) teve a oportunidade de realizar uma boa ação. Em parceria com a Prefeitura Municipal e Governo Estadual, o Legislativo promoveu uma campanha para a coleta de sangue.

Em comemoração alusiva ao dia do Doador de Sangue, a Unidade Móvel do Hemocentro do Estado esteve em Paraíso mobilizando doadores de sangue.

A ação tem como objetivo estimular a doação e ampliação dos estoques do Hemocentro, além de incentivar as pessoas a se cadastrarem no programa de doadores de medula óssea.

Para participar da iniciativa, segundo os responsáveis pela campanha, era necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, além de estar descansado e alimentado. “Recomendamos que as pessoas se hidratem bem e se alimentem antes de doar, mas não há riscos”, disse Roberia Santos, Assistente social da captação de Doadores do Hemocentro de Palmas, que orientava os doadores. Segundo ela, um adulto possui em média cinco litros de sangue – e a coleta é de no máximo 450 mililitros, menos de 10% do total.

Ela ainda destacou a receptividade da população em Paraíso é que a unidade Móvel do Hemocentro estará quinzenalmente a partir de Agosto fazendo o trabalho de coleta de sangue, “O povo de Paraíso esta de Parabéns, sempre empenhados em ajudar o próximo e a salvar vidas, vale lembrar que a partir do mês de agosto, a Unidade Móvel do Hemocentro estará fazendo aqui duas coletas mensais, na primeira e segunda quinzena de cada mês, elevando nossas expectativas  em relação ao estoque de sangue no estado do Tocantins” disse.

A adesão de muitos funcionários da Casa foi imediata, como no caso da Auxiliar Legislativo Nara Rolins. “Assim que me falaram da ação de hoje, já me propus a participar. Agora é só encher a bolsinha de sangue”, comentou animada.

O senhor Edgar Guilherme Barbosa de 64 anos, é doador há mais de 10 anos e se diz realizado em ajudar a salvar vidas “Para mim é uma honra saber que meu sangue pode ajudar a trazer a vida alguém que tanto precisa, gostaria que todas as pessoas pensassem como nós, assim, viveríamos em um mundo melhor” disse.

A iniciativa para que  a Unidade Móvel do Hemocentro viesse a Paraíso, foi do vereador Prof. Deley Oliveira, que através de um requerimento encaminhado ao Dep. Junior Geo, abraçou a iniciativa e possibilitou a presença da Unidade na cidade.

Entre os vereadores, a iniciativa foi vista como uma vitória tanto da Câmara de Municipal, como da População “Paraíso e todo o Vale do Araguaia necessita desse serviço há bastante tempo, foi com muita luta que os vereadores, através de requerimentos e pedidos encaminhados aos Deputados estaduais cobravam uma unidade do Hemocentro em nossa cidade. Graças a Deus fomos atendidos pelo Deputado Estadual, Junior Gel (PROS)” comentou o presidente da Câmara Municipal, vereador João Camargo.

Defensora da causa, a vereadora Josefa Araújo, fez questão de ser uma das primeiras doadoras do dia, porém, disse que a luta por uma unidade fixa em Paraíso ainda é uma luta dos vereadores “Estou feliz pela unidade Móvel em nossa cidade, mas ainda estamos lutamos para que Paraíso tenha uma unidade fixa para atender a nós e toda a região. Tenho um pedido para que ainda nesse ano, possamos ter  uma audiência pública com o secretario de Saúde para debatermos uma unidade fixa em Paraíso” finalizou.

Lembrando que a ação é uma parceria entre Câmara Municipal e Prefeitura Municipal e acontecera durante todo o dia de hoje das 8hs às 17h na Feira Coberta de Paraiso que fica na Av. Bernardo Sayão .

O Dia do Doador Voluntário de Sangue é comemorado anualmente em 25 de novembro no Brasil.

 

 Ascom

 

 

 

ANEXOS:

Não Possui Anexos

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.