conteúdo do menu

Câmara Municipal de Paraíso do Tocantins

conteúdo principal
conteúdo principal

A Câmara de Vereadores de Paraíso inaugurou na manhã desta segunda-feira, 15, a Galeria de Presidentes, que recebeu o nome do ex-vereador e responsável pela construção do atual prédio do Legislativo, Vavá Carvalho, que administrou a Casa de 2001 a 2002.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Moisés Avelino, de 7 ex-presidentes da Casa de Leis, além de representantes da DRE.

Os vereadores entregaram uma placa ao ex-presidente Vavá, na presença de sua família, para demonstrar a importância do ex-vereador para o município de Paraíso.

Para justificar a homenagem, o presidente da Câmara, Professor Deley Oliveira, disse, ao abrir a sessão especial desta segunda, que “a Câmara de Paraíso é o órgão público mais importante do município e que sua localização estratégica beneficia a população”.

Ainda de acordo com o Presidente, “Vavá Carvalho teve uma visão de futuro, quando decidiu construir o atual prédio da Casa de Leis de Paraíso”.

O prefeito Moisés Avelino ressaltou que a Galeria de Presidentes inaugurada pela Câmara é importante para divulgar a história de Paraíso.

“Ela é importante não só para valorizar e homenagear os familiares e os representantes das famílias na Câmara Municipal, mas acima de tudo para divulgar a nossa história. Se não fizermos isso sempre, nós vamos acabando com a história. Quem aqui conhece Jovelino Bezerra, Benjamim Veras e Alvaro Milhomem? somente o pessoal mais velho, os jovens não sabem. Isso aqui é muito importante porque vai perpetuar nossa história e é fundamental, não só para a comunidade, mas para todo o Estado do Tocantins” lembrou o Prefeito.

O Homenageado, Vavá Carvalho, lembrou que, quando decidiu construir a Câmara em 2001, houve muitas críticas. Segundo ele, políticos de oposição, na época, diziam que o ex-presidente não conseguiria concluir a obra, mas o resultado final foi o contrário.

 A ideia do passado é hoje a principal obra do legislativo e uma das mais importantes de Paraíso.

“As coisas boas são aquelas que ficam gravadas. Essa homenagem é o reconhecimento de um trabalho que foi honesto, honrado, limpo e transparente. É assim que tem que ser a coisa pública. Naquela época fomos muito criticados pelos adversários que estavam no poder, eles diziam que começávamos, mas não daríamos conta, que era uma ilusão e que era sonhar demais. Graças a Deus sempre coloco meu Deus à frente de tudo o que faço, e assim conquistamos esse prédio. Primeiro foi o terreno através da Justiça e depois o prédio” disse Vavá carvalho.

HISTÓRIA

O primeiro presidente da Câmara de Vereadores de Paraíso foi Jovelino Bezerra de Castro, de 1966 a 1967. A primeira mulher a administrar a Casa foi Carolina Barbosa Rêgo, de 1981 a 1982 e a segunda mulher Presidente foi Orlira Lopes, em 2006. Até o momento, apenas quatro mulheres comandaram a Casa entre os 36 Presidentes. Carolina Rêgo, Orlira Lopes, Maria Ilma  Mascarenhas e Vanessa Alencar. O único vereador que conseguiu se reeleger presidente foi o atual vereador JC, em 2016 e 2017. O Presidente Constituinte foi Dourival Santiago. Atualmente a Câmara de Paraíso é presidida pelo vereador Professor Deley Oliveira, do PSC.

COMENTÁRIOS DE EX-PRESIDENTES PRESENTES

 “A homenagem aos ex-presidentes é uma forma bonita, elegante e democrática. Para nós que somos ex-presidentes é motivo de orgulho e entendemos que política se faz assim, não só no presente, mas também lembrando que, quem esteve aqui no passado, também deu sua parcela de contribuição com o município” Ex-presidente Costinha.

“Essa galeria é composta por membros de famílias tradicionais e isso mostra que as pessoas acreditam na família. Para mim é uma honra receber essa homenagem, e parabenizo ao presidente Deley por essa iniciativa que foi muito válida” Ex-presidente Colombiano.
“A gente fica muito feliz pelo trabalho de valorização que a Casa dá a história da Câmara de Paraíso reconhecendo quem está desde os primórdios lutando pelo desenvolvimento da cidade. Já se passaram várias e várias legislaturas e a história está sendo apresentada para que as próximas gerações possam conhecer quem esteve à frente do Poder Legislativo, ajudando a construir a história do Município” Ex-presidente Nando Milhomem.

“Confesso à população de Paraíso que fico feliz em saber que pude contribuir e estou contribuindo com o crescimento de Paraíso do Tocantins, onde meu pai também foi presidente desta Casa. Isso é sinal que as pessoas acreditam na gente e que podemos, sim, fazer a diferença. Agradeço ao presidente da Câmara por essa galeria dos ex-presidentes, que é uma belíssima homenagem ao ex-presidente Vavá que foi quem construiu esse prédio. Aqui tem um dedinho de cada um, daqueles que passaram pela presidência” Ex-presidente, Vanessa Alencar.

 

ANEXOS:

Não Possui Anexos

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.